Ampa selecionará peixes-bois no semi-cativeiro para soltura na natureza

A captura de peixes-bois no semicativeiro é uma etapa do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que visa a seleção dos animais para a soltura na natureza. A escolha é feita após biometria e análise de exames clínicos. A Associação Amigos do Peixe-boi em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) os mantém no processo de readaptação, na Fazenda Seringal 25 de dezembro, no município de Manacapuru (68 km de Manaus). A atividade visa examinar os animais para selecionar 12 peixes-bois para voltar aos rios da Amazônia.

Segundo o responsável pelo Programa de Reintrodução de Peixes-bois, o biólogo Diogo de Souza, essa etapa é determinante para saber quais animais serão devolvidos no rio. “É extremamente importante avaliar a condição clínica dos animais para garantir a saúde dos peixes-bois a serem devolvidos na natureza e evitar a contaminação das populações selvagens”, explica.

As amostras das coletas de sangue e fezes dos animais serão encaminhadas para análise na Universidade de São Paulo e no Inpa, para saber as condições clínicas de cada peixe-boi mantido no lago de semicativeiro.

A captura é uma das etapas do Programa de Reintrodução de Peixes-bois do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e é executado pela Ampa em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Amazônia do Inpa.

Semicativeiro

Atualmente no lago de semicativeiro, em Manacapuru estão 14 fêmeas e 11 machos, que saíram do cativeiro do Inpa juvenis ou adultos para conseguir readapta-se à vida selvagem dos rios. “No lago os animais começam a se alimentar sozinhos e também conseguem interagir com outros peixes-bois num espaço maior”, comenta o biólogo.

Após essa etapa de captura no lago, os 12 animais selecionados estarão aptos à fase de soltura, que acontecerá em março deste ano. Os peixes-bois serão levados para a Reserva Piagaçu-Purus, onde acontecia caça intensa desses animais para o consumo da carne.

A atividade também tem o apoio do Projeto Museu na Floresta que é patrocinado pela agência japonesa JICA e a Universidade de Kyoto.

Serviço
O que: Captura de peixes-bois
Onde: Fazenda Seringal, Manacapuru.
Quando: 28 a 31 de janeiro.
Contato:ascom@ampa.org.br

 

 

 

Fonte. Fernanda Farias – Ascom Ampa
Fotos: Divulgação Ascom Ampa


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *