Feira de Natal no Largo de São Sebastião gera 120 vagas de emprego na capital

Neste ano, a programação “Presente de Natal”, conta com uma feira de artesanato e de gastronomia no Largo de São Sebastião com 20 expositores. Em funcionamento há apenas três dias, artesãos demonstram otimismo em relação às vendas para o mês de dezembro.

Além da feira, as atividades natalinas do Estado geraram 120 vagas de trabalho temporárias, distribuídas entre produção e montagem da decoração e atrações artísticas. A programação “Presente de Natal” é oferecida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Secec.

A artesã e empreendedora Valdenira França, da Wal França Biojoias, é uma das expositoras da Feira Natalina. Ela relatou que as vendas do fim de semana já superaram as expectativas para o mês de dezembro.

“Em apenas dois dias, já vendi mais do que o esperado. Então, o movimento já foi lucrativo para mim. Esta feira é uma excelente oportunidade para mostrar o artesanato regional e fazer com que as pessoas e turistas conheçam um pouco mais de nossa cultura. Ter visibilidade assim num ponto tão turístico como o Largo ajuda muito a divulgar nosso trabalho”, disse Valdenira, que trabalha com a confecção de colares feitos com a madeira muirapiranga.

Maria de Nazaré, da Balaio das Artes, também está com seus produtos confeccionados com sementes à venda no Largo de São Sebastião. A artesã aprovou a ideia da feira e acredita que, até o final da programação, o retorno será positivo.

“Trabalho com peças pequenas feitas com sementes, como brincos e pulseiras, e tivemos vendas significativas neste fim de semana, de R$ 380. Acredito que até o final, venda muito mais e tenha a chance de fidelizar mais clientes”, declarou Maria, que trabalha em um box no Shopping do Artesanato.

Com a venda de chapéus, colares e pulseiras, Clarice Santos já gerou uma renda de R$ 400 reais neste fim de semana. Há cinco meses trabalhando no Shopping do Artesanato, ela vê na feira uma chance de indicar o trabalho de colegas artesãs e divulgar os produtos oferecidos no espaço, que fica localizado na avenida Djalma Batista.

“Acho sensacional um espaço desses em um ponto tão público. Além de comprar, as pessoas se interessam pelos produtos e querem saber se tem outros, aí aproveito para indicar o trabalho de minhas amigas e levar mais pessoas para o shopping”, destacou.

Trabalho e renda
O secretário Marcos Apolo Muniz ressaltou que, ao todo, mais de 500 pessoas trabalham na programação natalina, entre artistas, profissionais contratados e equipe da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Para a árvore de Natal foram contratados 25 profissionais para a construção e 15 para montagem, entre serralheiros, soldadores, pintores, eletricistas, marceneiros e aderecistas. Já para o produção do concerto de natal, foram contratados mais de 40 trabalhadores entre pintores, costureiras, camareiras, contrarregras, marceneiros entre outros. Na programação em geral, foram contratados 39 artistas com cachês.

“A nossa programação foi montada com muito cuidado para levar a magia do Natal para o Largo de São Sebastião e entorno. Porém, mais do que entretenimento, buscamos fortalecer a economia criativa, por isso incluímos, como uma das grandes novidades deste ano, a Feira de alimentos e artesanato. A cultura é inclusiva, gera emprego e renda e impacta diretamente na economia do Estado”, destacou.

Programação natalina
A programação natalina vai até 22 de dezembro com diversas atrações no Largo de São Sebastião e entorno, sempre das 17h às 21h. Além da Feira Natalina, durante todo esse período, o público poderá visitar a Casa do Papai Noel (Casa das Artes) e conferir diariamente atrações musicais, lúdicas e teatrais, com acesso gratuito.

‘A Caixa Mágica do Natal’ – De 17 a 22 de dezembro, o Teatro Amazonas receberá o espetáculo “A Caixa Mágica do Natal”, um musical que fará uma viagem pelo universo natalino e pelos símbolos mais representativos do período.

Com texto de Thaís Vasconcelos e direção de Matheus Sabbá, a história mostra uma criança que perdeu a mãe há alguns anos e ficou morando apenas com a avó. Ao ficar órfã, a criança também perdeu a paixão pelo Natal que sua mãe alimentava. Até o dia em que encontrou uma caixa de presente com uma carta escrita dias antes de sua mãe partir. Ao abrir a caixa, ela entra em um universo de magia natalina.

“A Caixa Mágica do Natal” será apresentada de 17 a 20 de dezembro, às 20h. No dia 21, haverá sessões às 17h e às 20h e, no dia 22 de dezembro, às 11h e às 19h. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

Fonte – Secom Am

Fotos – Michael Dantas – Secec Am


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *