Curso à distância capacita produtores rurais do interior

Buscando capacitar produtores rurais e técnicos dos 62 municípios do Amazonas, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM), vêm promovendo cursos profissionalizantes a distância, transmitidos para todas as unidades locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).As aulas são transmitidas pela Seduc-AM, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), com a mesma duração da carga horária, de 4h a 6h. No primeiro semestre foram realizados seis cursos, atingindo 50 municípios conectados, totalizando a capacitação de aproximadamente 1.000 produtores e técnicos.

“O caminho para desenvolver o interior passa necessariamente pela profissionalização do setor agropecuário, e isso só será possível com recursos humanos capacitados, produtores rurais e técnicos. Continuaremos as parcerias oferecendo treinamentos teóricos e práticos”, informou o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

Formação

O primeiro curso oferecido pelo Cemeam foi o de Suinocultura, ministrado pela zootecnista Meyb Seixas, que abrangeu fatores primordiais para o desenvolvimento da cadeia, apresentando técnicas de segurança alimentar e produção da atividade finalística (o abate).

“Temos um estado grande, e essa ferramenta facilita o alcance do curso para chegar aos 62 municípios, agregando valor, levando conhecimento para todas as regiões, com a finalidade também de aproximar o interior do estado do Governo do Amazonas, por meio da Sepror”, afirma Meyb Seixas.

A chefe de Departamento Pedagógico (Depe/Sepror), Elizabeth Castro, afirma que a meta para o segundo semestre é realizar cursos de capacitação de 22 cadeias produtivas do Amazonas.

“Estamos elaborando a planilha dos cursos, divididos em aulas teóricas e práticas. Nosso objetivo é incentivar e profissionalizar o produtor, melhorando também a qualidade do produto para o consumidor final”, relata Elizabeth Castro.

Produtor

O agricultor familiar do município de Maraã (distante 633 quilômetros de Manaus), Edilson Almeida, conta que foi a primeira vez que participou do curso oferecido pela Sepror, de Suinocultura, e pretende começar nesta nova cadeia produtiva.

“Após o curso, estou iniciando a criação de porcos em minha propriedade, buscando outra fonte de renda e tendo todo acompanhamento técnico do Idam no município”, relata o agricultor familiar.

Facilidade de acesso

Meyb também comenta que todos os cursos ficam salvos na plataforma online no canal do Youtube da Seduc, o Seducnet, sendo referência para outros estados do Brasil.

“Nós, técnicos, somos também procurados por pessoas de outros estados. Já fiz atendimentos para profissionais e alunos da região Nordeste, que viram o curso no Youtube. Com isso o curso não fica retido no estado, sendo referência para outros estados do Brasil” finaliza a zootecnista.

Inscrição

Os interessados em participar dos cursos profissionalizantes devem procurar a unidade do Idam mais próxima de seu município, munidos de registro de identificação (RG) e cadastro de pessoal física (CPF). Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos telefones (92) 99500-4661 ou 99206-2377.

 

 

Fonte. Ascom – Sepror
Foto. Divulgação


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *