Bolsa Universidade registra 20 mil inscrições, que seguem até 17 de maio

Bolsa Universidade registra 20 mil inscrições, que seguem até 17 de maio

A Prefeitura de Manaus registrou até a tarde desta quinta-feira, 6/5, o total de 20 mil candidatos inscritos no processo seletivo 2021/2 do programa Bolsa Universidade, que teve inscrições iniciadas na última segunda-feira, 3/5, pelo endereço http://bolsa.manaus.am.gov.br. Para esta edição, são disponibilizadas 16 mil vagas em cursos de graduação, com benefícios integrais e parciais, de 50% e 75%, para pessoas de baixa renda. As inscrições seguem abertas até as 17h do dia 17/5.

O balanço é da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão coordenador da seleção, vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Para o diretor-geral da Espi, Júnior Nunes, a rápida adesão da população é reflexo das melhorias implementadas pela gestão do prefeito David Almeida, que ampliou o quantitativo de vagas com maior percentual de desconto.

“Somente neste processo temos mais de 500 bolsas integrais, um número que chega próximo da soma das três últimas seleções realizadas, tratando de bolsas de 100%. Já as vagas de 75% também cresceram, chegando a 6 mil. Os candidatos beneficiados com bolsas de 50% receberão incentivo do programa durante toda a graduação. Um importante aperfeiçoamento, que traz ganhos para a população de Manaus e para o desenvolvimento do município”, destaca o diretor-geral, reafirmando o compromisso da gestão municipal.

Voltado à população de baixa renda, os interessados em concorrer às vagas devem atender aos seguintes requisitos: não possuir diploma de nível superior; ser brasileiro, nato ou naturalizado; residir em Manaus; estar com ensino médio completo ou concluir até junho de 2021; possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo; estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa; não possuir matrícula “ativa” ou “trancada” em universidade pública; e não ser beneficiário de programa de graduação mantido pelo poder público ou iniciativa privada.

Com início das aulas marcado para o próximo semestre, as vagas englobam 49 áreas do conhecimento, disponibilizadas em 13 instituições de ensino particulares da cidade, que firmaram parceria com o programa: Centro Universitário do Norte (Uninorte), Centro Universitário Fametro, Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Faculdade Boas Novas (FBN), Faculdade Salesiana Dom Bosco, Faculdade Santa Teresa, Fucapi, Instituto Amazônia de Ensino Superior (Iaes), Instituto de Ensino Superior Materdei, Universidade Estácio de Sá e Universidade Nilton Lins.

Inscrições

Os procedimentos de inscrição consistem no preenchimento das informações gerais e socioeconômicas, divididas em quatro etapas necessárias para a seleção dos classificados que obedecem ao critério de menor para maior renda, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis no edital. As bolsas com maior percentual são conferidas aos candidatos com menor renda.

No primeiro passo da inscrição, os candidatos devem informar dados pessoais e residências, além de informações de contato. A próxima etapa é a declaração de renda e dos membros do grupo familiar, entendido como o grupo de pessoas residentes no mesmo domicílio.

Outra etapa é a declaração de informações como histórico acadêmico e informações socioeconômicas. Por fim, o último passo é informar as opções de cursos e a instituição pretendida.

“Os candidatos não ingressantes, ou seja, aqueles que já possuem vínculo com instituição participante, podem concorrer somente às bolsas da modalidade com isenção tributária. Já os candidatos ingressantes podem concorrer às vagas com e sem isenção, conforme edital e tabela de cursos”, ressalta Júnior Nunes.

Fonte: Portal Prefeitura de Manaus


Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta