Amazonense conquista ouros no Brasileiro de Remo Olímpico

O remador amazonense José Fernando Liberato teve um ótimo final de semana de julho, na cidade do Rio de Janeiro e trouxe para o Amazonas, duas medalhas de ouro no peito. As vitórias aconteceram no campeonato Brasileiro de Remo Olímpico, disputado no mesmo local dos Jogos Olímpicos RIO 2016.

José conquistou os títulos nas categorias 4×100 e 2x Double Misto Classe “C”, de 41 a 50 anos. Membro da equipe Amazônia Clube de Regatas também participou dos vice-campeonatos nas categorias 8+ Master Classe “C” e 4x Four Misto Classe “B”. A competição realizada na lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da capital carioca reuniu 27 clubes e competidores de todos os lugares do país.

Familiaridade com as águas

Com 27 anos de experiência no Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o remador é subtenente e um dos mergulhadores da instituição militar onde também é comandante do Pelotão Fluvial. Para obter o bom resultado treinou, diariamente, das 4h até às 7h para, às 8h, já estar de prontidão no posto de Comando e atender chamados ou ocorrências de resgate e salvamento.

Segundo ele, a rotina de treinos e as atividades na corporação se complementam e, juntas, formam a paixão de representar, servir e proteger a população amazonense.

“É difícil. A gente treina como amador, mas é cobrado como profissional no remo. Já no Corpo de Bombeiros, costumo dizer que cada mergulho é diferenciado, tem que ter um preparo físico bastante elevado. O mergulho leva o nosso corpo ao extremo, trabalhamos sob pressão e temos que ter tempo de mergulho, descompressão do corpo quando estivermos voltando para a superfície, além da descompressão natural do corpo, então exige um preparo físico. O remo me ajuda nesse quesito”, disse.

 

 

Fonte. Ascom SSP-AM

 

 


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *