O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, apresentou nesta terça-feira (2) o projeto de reforma simplificada e emergencial no mercado Ver-o-Peso. O edital de licitação das obras será lançado até o fim deste mês. A expectativa é que a reforma seja concluída até dezembro. Serão investidos cerca de R$ 6 milhões nas obras, que são apenas a primeira parte de um projeto maior, que ainda aguarda recursos.
Inaugurado em 1625, O mercado público é um dos mais antigos do país, considerado como uma das maravilhas do estado. Foi eleito uma das 7 Maravilhas do Brasil por ser um dos mercados mais antigos do Brasil. Ponto turístico, cultural e econômico da cidade de Belém, formado pelo Mercado de Ferro, Praça do Pescador, Doca das Embarcações, Pedra do Peixe e, Feira Livre – considerado a maior feira ao ar livre da América Latina que abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais, vindos das ilhas circunvizinhas à capital e dos municípios do interior, fornecidos por via fluvial.
O Ministério Público Federal quer analisar o projeto de reforma do Ver-o-Peso. A Prefeitura de Belém foi notificada para apresentar a documentação até esta sexta-feira (5). A procuradora Nathália Mariel também quer acesso às atas das reuniões de discussão do projeto com os feirantes.
Manuel Rendeiro, mais conhecido como Didi do Ver-o-Peso, afirma que o projeto de reforma simplificada anunciado pelo prefeito de Belém não contempla as expectativas dos feirantes. Didi faz parte da direção do Instituto Ver-o-Peso, que é a associação dos feirantes.
O Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, também precisa ser consultado antes do início das obras no Ver-o-Peso. O mercado é tombado como centro histórico desde 1977. A Prefeitura de Belém ficou de enviar o memorial descritivo para o Iphan esta semana e espera que ele seja aprovado em 15 dias.
Fonte. EBC