Mercado Ver-o-Peso de Belém deve passar por reforma simplificada

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, apresentou nesta terça-feira (2) o projeto de reforma simplificada e emergencial no mercado Ver-o-Peso. O edital de licitação das obras será lançado até o fim deste mês. A expectativa é que a reforma seja concluída até dezembro. Serão investidos cerca de R$ 6 milhões nas obras, que são apenas a primeira parte de um projeto maior, que ainda aguarda recursos.

 Inaugurado em 1625, O mercado público é um dos mais antigos do país, considerado como uma das maravilhas do estado. Foi eleito uma das 7 Maravilhas do Brasil por ser um dos mercados mais antigos do Brasil. Ponto turístico, cultural e econômico da cidade de Belém, formado pelo Mercado de Ferro, Praça do Pescador, Doca das Embarcações, Pedra do Peixe e, Feira Livre – considerado a maior feira ao ar livre da América Latina que abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais, vindos das ilhas circunvizinhas à capital e dos municípios do interior, fornecidos por via fluvial.

O Ministério Público Federal quer analisar o projeto de reforma do Ver-o-Peso. A Prefeitura de Belém foi notificada para apresentar a documentação até esta sexta-feira (5). A procuradora Nathália Mariel também quer acesso às atas das reuniões de discussão do projeto com os feirantes.

Manuel Rendeiro, mais conhecido como Didi do Ver-o-Peso, afirma que o projeto de reforma simplificada anunciado pelo prefeito de Belém não contempla as expectativas dos feirantes. Didi faz parte da direção do Instituto Ver-o-Peso, que é a associação dos feirantes.

O Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, também precisa ser consultado antes do início das obras no Ver-o-Peso. O mercado é tombado como centro histórico desde 1977. A Prefeitura de Belém ficou de enviar o memorial descritivo para o Iphan esta semana e espera que ele seja aprovado em 15 dias.

 

 

 

 

Fonte. EBC


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *