Ver-o-Peso completa 392 anos de existência nesta quarta (27/3)

Inaugurado em 1625 o Mercado Municipal Bolonha de Peixe, ou Mercado de Ferro, ou simplesmente Ver-o-Peso é considerado um dos principais cartões-postais da cidade de Belém, capital do estado do Pará, e a maior feira a céu aberto da América Latina. Em 1977 o espaço foi tombado como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Cultural (Iphan). Cartão Postal de Belém, o Mercado Ver-o-Peso completa 392 anos, nesta quarta-feira, 27 de março.

No início da sua inauguração o ‘Haver o Peso’ serviu como um entreposto de controle de mercadorias e tributação de impostos, recebendo comerciantes e produtos do Norte, de outras regiões do Brasil e até do exterior, especialmente da Europa. Pela diversidade de atividades e de produtos vendidos no local, o Ver-o-Peso acabou se tornando um complexo, que envolve desde a feira aos mercados de carne e de peixes, doca de embarcações e Praças do Pescador e do Relógio.

O Ver-o-Peso é um dos mercados públicos mais antigos do País, considerado como uma das maravilhas do estado. Foi eleito uma das 7 Maravilhas do Brasil por ser um dos mercados mais antigos do Brasil.

Ponto turístico, cultural e econômico da cidade de Belém, é formado pelo Mercado de Ferro, Praça do Pescador, Doca das Embarcações, Pedra do Peixe e, Feira Livre, que abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais, vindos das ilhas circunvizinhas à capital e dos municípios do interior, fornecidos por via fluvial.

 

 

Fonte. Sâmia Mendes – radioagencianacional.ebc.com.br / Cintia Magno – Diário do Pará
Foto. Adauto Rodrigues

 

 


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *