Inaugurado em 1625 o Mercado Municipal Bolonha de Peixe, ou Mercado de Ferro, ou simplesmente Ver-o-Peso é considerado um dos principais cartões-postais da cidade de Belém, capital do estado do Pará, e a maior feira a céu aberto da América Latina. Em 1977 o espaço foi tombado como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Cultural (Iphan). Cartão Postal de Belém, o Mercado Ver-o-Peso completa 392 anos, nesta quarta-feira, 27 de março.
No início da sua inauguração o ‘Haver o Peso’ serviu como um entreposto de controle de mercadorias e tributação de impostos, recebendo comerciantes e produtos do Norte, de outras regiões do Brasil e até do exterior, especialmente da Europa. Pela diversidade de atividades e de produtos vendidos no local, o Ver-o-Peso acabou se tornando um complexo, que envolve desde a feira aos mercados de carne e de peixes, doca de embarcações e Praças do Pescador e do Relógio.
O Ver-o-Peso é um dos mercados públicos mais antigos do País, considerado como uma das maravilhas do estado. Foi eleito uma das 7 Maravilhas do Brasil por ser um dos mercados mais antigos do Brasil.
Ponto turístico, cultural e econômico da cidade de Belém, é formado pelo Mercado de Ferro, Praça do Pescador, Doca das Embarcações, Pedra do Peixe e, Feira Livre, que abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais, vindos das ilhas circunvizinhas à capital e dos municípios do interior, fornecidos por via fluvial.
Fonte. Sâmia Mendes – radioagencianacional.ebc.com.br / Cintia Magno – Diário do Pará
Foto. Adauto Rodrigues