Wilson Lima discute investimentos na Amazônia com ministro alemão

Gerd Muller visita projetos no estado do Amazonas nesta quinta (11/7)

O governador Wilson Lima se reuniu, nesta quarta-feira (10/07) com o ministro de Cooperação Econômica da Alemanha, Gerd Muller, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Brasília (DF), para tratar sobre investimentos em desenvolvimento sustentável na Amazônia. O ministro alemão visita o Amazonas, nesta quinta-feira (11/07), para conhecer um dos projetos financiados pelo Fundo Amazônia, cuja execução conta com apoio do governo alemão.

Durante a reunião, o governador destacou a importância do Fundo Amazônia para o desenvolvimento sustentável, sobretudo no Amazonas, que mantém, em seu território, cerca de 97% da floresta amazônica preservada. Ele ressaltou que há no estado bons exemplos de cooperação que têm contribuído para o desenvolvimento econômico e social e que esses investimentos devem ser mantidos.

“O ministro (Gerd Muller) viaja ao Amazonas juntamente com o embaixador da Alemanha. Essa visita é importante para nós para que possam ver de perto o resultado dos investimentos que fazem no estado através das doações para o Fundo Amazônia”, ressaltou Wilson Lima.

A comitiva alemã será acompanhada pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, até a comunidade Tumbira, que fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, que abriga 19 comunidades, no município de Iranduba. Na Tumbira, os projetos financiados pelo governo alemão são nas áreas de geração de renda, empoderamento comunitário e gestão territorial.

Para o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a visita do ministro alemão ao Amazonas reforça o protagonismo do estado na agenda de conservação ambiental.

“O governo alemão é parceiro do estado do Amazonas em diversas ações de conservação e combate ao desmatamento, e temos mantido bons resultados que fortalecem essa cooperação. As unidades de conservação estaduais, por exemplo, representam menos de 1% do desmatamento em todo o estado. Nosso foco nesta gestão, por determinação do governador Wilson Lima, é garantir não apenas a floresta em pé, mas também bons resultados em desenvolvimento socioeconômico para as populações no interior”, destacou.

Governadores da Amazônia

Após a reunião reservada com o ministro alemão, Wilson Lima, acompanhado do secretário Taveira, também conversaram sobre políticas de desenvolvimento da Amazônia em uma reunião ampliada do ministro Ricardo Salles com a participação de outros cinco governadores de estados da região amazônica.

“O que a gente defende aqui é o diálogo e entendendo que os investimentos do Fundo Amazônia eles devem estar conectados com as políticas públicas e envolver o máximo possível de atores nesse processo, sobretudo, setor produtivo e comunidades, afirmou o governador do Amazonas.

O ministro do Meio Ambiente agradeceu aos governadores o alinhamento e entendimento no sentido de buscar a solução correta para o desenvolvimento econômico, sem desconsiderar o ser humano e ao mesmo tempo trabalhar a preservação ambiental.

“Não é possível fazer política ambiental sem considerar o mundo real”, disse Ricardo Salles.

Fonte. Secom-AM

Avatar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *