Não foi uma noite no museu, foi bem mais que isso

A inauguração da Galeria Olímpica, na Arena da Amazônia em Manaus, capital do Amazonas, na noite de segunda-feira (25/2), pelo Sir Sebastian Coe concedeu ao público presente à solenidade uma imersão nas memórias do esporte pelo mundo. Ao contemplar uma infinidade de raros e originais documentos, fotografias, itens, troféus, medalhas e tochas de todos os Jogos Olímpicos da era moderna e relíquias de competições esportivas passadas, fica o espectador com uma sensação de Déjá Vú. Só que não.

Falo do filme de ficção (Uma Noite no Museu) no qual um vigilante noturno experimenta o poder de transformação dos personagens. Na Galeria Olímpica concebida pelo sonho do amazonense Roberto Gesta de melo o processo acontece. Só que é realidade. Mesmo para aqueles que não se consideram amantes do esporte, quem tiver a oportunidade de visitar o local entenderá que ali há aula de história, de cultura, geografia e esporte, no mínimo.

O mérito deste impacto nasceu do sonho de um menino. O desportista Roberto Gesta dedicou mais de cinquenta anos de sua vida em buscar itens esportivos e adquiriu um acervo particular com mais de 30 mil itens. É a maior coleção particular da América Latina. Está entre as cinco maiores coleções do gênero no mundo e isso não é pouca coisa. Na Galeria estão expostos quase 10 mil peças. A inauguração compõe a primeira etapa do projeto do Museu Internacional do Esporte que terá mais outro local em Manaus, um espaço maior para receber o restante da coleção.

“Na minha infância meu pai colecionava selos e me mostrava que, através daquele papel se poderia conhecer lugares diferentes do mundo, a história e cultura de outros povos. Eu cresci com isso e hoje compartilhamos nosso sonho”, relembrou Gesta.

Prestigiado pela presença do Sir Sebastian Coe, medalhista olímpico e presidente da Associação Internacional de Atletismo Amador (IAAF), Roberto Gesta encerrou seu mandato à frente da Confederação Sul Americana de Atletismo (Consudatle) com uma passagem de bastão, gesto clássico e simbólico nas provas de pista da modalidade.  Além do legado com a inauguração da primeira etapa do museu, seu filho Helio Gesta foi eleito horas antes em uma Assembleia da entidade esportiva, presidente da Confederação Sul Americana de Atletismo (Consudatle), para um mandato de 2019 á 2023.

Uma agenda para visitação pública à Galeria Olímpica será elaborada e seus dias e horários divulgados via imprensa.

 

 

 

 

Fonte. Cléber Maia
Fotos. Cléber Maia – portaldonorte.com


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *